A Macrauquênia
Clique na imagem para aumentar ou salvar.
Versão em texto abaixo.
Curta, comente, compartilhe:
Versão em texto:
A Macrauquênia
Macrauchenia patachonica é um mamífero extinto de grandes ungulados, mamíferos que possuem cascos e, em geral, caminham apoiando o peso do corpo sobre os dedos, nativos da América do Sul. É membro da ordem extinta Litopterna, um grupo de ungulados exclusivos da América do Sul, onde estiveram presentes desde o início do Cenozoico, há mais de 60 milhões de anos, antes da chegada dos ungulados modernos, como camelídeos, veados e cavalos durante o Grande Intercâmbio Americano, cerca de 2,5 milhões de anos atrás.
O corpo de Macrauchenia era semelhante ao de um camelo e é um dos maiores litopternos conhecidos, com mais de 2 metros de altura e massa corporal estimada de cerca de 1 tonelada. Macrauchenia se extinguiu durante o fim do Pleistoceno, há cerca de 12.000 anos, junto com a maioria dos grandes mamíferos nativos das Américas. Isso ocorreu após a chegada dos humanos ao continente, e possíveis evidências de interações humanas com Macrauchenia foram encontradas em diversos locais, sugerindo que a caça humana pode ter contribuído para sua extinção.
Acredita-se que Macrauchenia fosse um herbívoro misto, consumindo tanto vegetação lenhosa quanto gramíneas, vivendo em bandos e provavelmente realizando migrações sazonais. Seu esqueleto, assim como fósseis de pegadas, sugerem que fosse um corredor veloz, que se locomovia sobre três dedos nos pés. A posição da abertura nasal do crânio quase no meio dos olhos sugere a existência de uma pequena tromba ou uma estrutura nasal prolongada.
A primeira descoberta de um fóssil desta espécie, na Patagônia Argentina, foi de autoria de Charles Darwin, durante sua histórica viagem a bordo do HMS Beagle em 1834. Darwin repassou o fóssil ao paleontólogo britânico Richard Owen, que descreveu a espécie. Posteriormente foram encontrado ossos no Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru.
Macrauchenia existiu do Plioceno ao Pleistoceno cerca de 3 milhões a 12 mil anos atrás. Habitava principalmente regiões do Pampa e outras áreas de vegetação predominantemente aberta ou esparsa, como a Patagônia.