A mãe de toda a humanidade

Ou, a Eva Mitocondrial

Clique na imagem para aumentar ou salvar.

Versão em texto abaixo.

Curta, comente, compartilhe:

Versão em texto:

A mãe de toda a humanidade ou, a Eva mitocondrial

Quem foi a Eva mitocondrial? 

Eva mitocondrial é o termo usado para definir a mulher ancestral em comum mais recente de toda a humanidade atual, exclusivamente pela linhagem materna. Ela não foi a única ancestral ou a primeira mulher humana, mas todos nós somos descendentes dela. Comparações entre o DNA mitocondrial dos humanos modernos sugerem que a Eva mitocondrial viveu entre 150 e 200 mil anos atrás no sul do continente africano, entre Botsuana e Zimbábue.

Entendendo o DNA mitocondrial

Para entendermos o que é o DNA mitocondrial, primeiro precisamos entender o que é a mitocôndria. A mitocôndria é uma organela que existe dentro das células com núcleo e é conhecida como “a usina da célula”, pois é responsável por converter o açúcar obtido durante a alimentação em moléculas de ATP, a unidade de energia das células. O mais interessante pra nós é que a mitocôndria possui um DNA próprio, diferente do DNA presente do núcleo das células. O DNA encontrado no núcleo das células, o genoma completo, possui por volta de 20 mil genes, enquanto o DNA mitocondrial possui 37 genes.

Porém, não para por aí, porque nós herdamos o DNA mitocondrial apenas das nossas mães, pois durante a fecundação o espermatozoide perde suas mitocôndrias. Como o DNA mitocondrial é transmitido apenas pelas mães, comparações do DNA nos permitem rastrear a mulher ancestral em comum mais recente, que denominamos como Eva mitocondrial. Apesar do apelido de Eva, ela não está associada à Eva bíblica. Essa ancestral não foi a primeira mulher, não foi a única mulher de seu tempo, nem é nossa única ancestral em comum, apenas a mais recente na nossa história evolutiva mitocondrial.

Polêmicas sobre o uso do termo "Eva"

O uso do termo "Eva mitocondrial" é criticado por uma parcela da comunidade acadêmica pois pode gerar confusão com a Eva bíblica. Ao fazer essa associação de nomenclatura, muitas pessoas podem vir a acreditar que a personagem bíblica possui respaldo científico de que realmente existiu e, para além disso, o termo sugere, mesmo que de maneira subentendida, que a Eva mitocondrial seria a primeira mulher da nossa espécie, o que não é o caso. Mas o que sabemos é que todos nós, independente de cor, credo, cultura ou identidade, temos dentro de nossas células, DNA proveniente desta mesma mulher.