A Tietassaura
Clique na imagem para aumentar ou salvar.
Versão em texto abaixo.
Curta, comente, compartilhe:
Versão em texto:
A Tietassaura
Hoje vamos conhecer a Tietassaura, que saiu do agreste para a série Seres Fantásticos e Onde Habitavam. Tietasaura derbyiana é o primeiro dinossauro ornitísquio descrito no Brasil. A Tietassaura era um pequeno dinossauro herbívoro e bípede que viveu onde hoje é a Bahia. Estima-se que tivesse pouco mais de 1 metro de altura e de 2 a 4 metros de comprimento.
O nome Tietasaura faz referência à Tieta do Agreste, personagem clássico da literatura de Jorge Amado, história que se passa na Bahia. O nome da espécie, derbyiana, homenageia Orville Derby, pioneiro da Paleontologia brasileira.
A Tietassaura é conhecida por um fragmento de seu fêmur. O fóssil foi escavado em 1906, mas era considerado perdido até que foi reencontrado no Museu de História Natural de Londres pela pesquisadora brasileira Kamila Bandeira. Foi apenas em 2024 que um grupo de paleontólogos descreveu o fóssil da Tietassaura.
A Tietassaura foi encontrada na Formação Marfim, da Bacia do Recôncavo na Bahia. Os demais registros fósseis desta formação indicam uma fauna diversificada, com muitos outros dinossauros, pterossauros e enormes crocodilos. Na época a região possuía lagos, estuários e, possivelmente, algumas incursões marinhas relacionadas aos estágios iniciais da separação da América do Sul com a África.
O fóssil foi encontrado em uma praia de Salvador, Bahia, e está entre os primeiros ossos de dinossauros escavados na América do Sul. A Tietassaura viveu no Cretáceo Inferior, há aproximadamente 130 milhões de anos.