Seleção natural, mudanças climáticas e este tal de Polo Norte do Papai Noel?

adaptação, urso-polar, mudanças climáticas

Giovana Vendruscolo

Pelo menos nos últimos dias de cada ano, nos lembramos que o Polo Norte existe, ou melhor, os filmes, teatros e músicas de Natal, e claro, as crianças, nos lembram. O Polo Norte é aquela região cheia de gelo na parte de cima do globo, em que mora o Papai Noel. Ah, bem lembrado! A Terra sendo redonda, não tem parte de cima. Então, o Polo Norte fica no extremo norte do Planeta Terra, cercado pelo oceano Ártico.

Segundo a lenda e as crianças, não tem pessoas morando no Polo Norte, só o Papai Noel, Mamãe Noela, os elfos e as renas voadoras que puxam o trenó. Papai Noel quando precisa das renas, deve ir até a Tundra buscá-las. A Tundra é o bioma da parte terrestre do Ártico, que é próximo ao Polo Norte. A vegetação deste Bioma quase não tem árvores, só plantas rasteiras, musgos e líquens, porque é muito frio e neva bastante. As renas (Rangifer tarandus) são Mamíferos Cervídeos que possuem os cascos adaptados para andar na neve e são boas nadadoras. Quanto a voar, há controvérsias!

Quem vive no Polo Norte são os famosos ursos-polares (Ursus maritimus). Papai Noel até deve ter testado os ursos-polares no trenó, mas acredito que não tenha dado certo porque eles são muito desengonçados, por serem muito grandes e pesados. Além disto, ter vários ursos brancos puxando um trenó no céu não seria muito discreto fora do Ártico!

O urso-polar é parente do urso-pardo (Ursus arctos), pois eles tiveram o mesmo ancestral comum. Ursos marrons no Polo Norte não seriam nada discretos e iriam se destacar muito no gelo que parece branco. E não é só isto, viver em um ambiente tão frio e diferente como as geleiras é um desafio. Então, os ursos que tinham adaptações que lhes permitiam viver melhor no Polo Norte foram selecionados e sobreviveram e deram origem aos ursos-polares. Isto mesmo, seleção natural de Darwin e Wallace. Ou seja, os ursos que tinham mais adaptações para viver no gelo sobreviviam, conseguiam atingir a idade adulta e ter filhotes, assim foram selecionados dando origem a uma nova espécie.

Imagine você vivendo no meio do gelo e neve. - Primeiro iria sentir muito frio! Os ursos-polares desenvolveram uma grossa camada de gordura e um pelo bem grosso. - Se locomover sem cair seria bem complicado. Quem já tentou patinar no gelo, sabe como é difícil. Bom, os ursos-polares desenvolveram garras nas patas que os ajudam a se agarrar no gelo e não cair. - Outro problema é que as geleiras estão cercadas de água e quem mora ali precisa ser um bom nadador, pois seu alimento está na água. Assim, os ursos-polares têm patas especializadas para nadar.

- E agora o mais óbvio, se camuflar no meio daquele branco todo. Você deve estar pensando: por que se camuflar, se o Papai Noel tem roupa vermelha e se deu muito bem no Polo Norte? Bom, o urso-polar e o Papai Noel devem ter objetivos diferentes. O Papai Noel deve ter o objetivo de se destacar no branco, para ser visto pelas crianças. O urso-polar deve querer ficar mais discreto possível, para não ser visto por ninguém. Se o urso-polar não for visto, ele conseguirá surpreender seu alimento, como as focas, por exemplo, e evitar que elas fujam. Assim, ele consegue uma boa refeição. O Papai Noel não tem este problema, pois os elfos preparam sua refeição e ele não precisa caçar para comer. - E agora o mais interessante, o urso-polar não tem o pelo branco e sim o seu pelo não tem pigmento que dá cor e desta forma ele parece branco. Já o Papai Noel, tem barba e cabelos brancos mesmo, porque já é velhinho.

Mas o Papai Noel e os ursos-polares são parecidos de duas formas: 1) Ninguém come eles, porque são do topo da cadeia alimentar; 2) Ambos estão ameaçados de extinção, então ambos podem não existir mais no futuro. O Papai Noel poderá não existir mais se as crianças deixarem de acreditar que ele existe. Dizem que cada vez menos crianças acreditam que o Papai Noel existe. É verdade, crianças? Já, os ursos-polares estão ameaçados de extinção porque possuem cada vez menos lugares para morar, menos alimento e se reproduzem menos por isto. Isto porque o Ártico está aquecendo e parte do gelo do Polo Norte está derretendo. Os ursos-polares, assim como todos os animais que vivem no Polo Norte, moram no gelo e sem o gelo não conseguiriam sobreviver. O clima sofre mudanças naturalmente, mas algumas atividades humanas estão acelerando muito estas mudanças e provocando o aquecimento muito rápido do planeta Terra, começando pelo Ártico.

Então, fiquem espertos adultos e crianças, se não mudarmos nossos hábitos de vida e as atividades que aceleram as mudanças climáticas, não é só o Ártico que irá sofrer as consequências, mas todos os seres vivos, inclusive o Papai Noel. Afinal, se o Polo Norte derreter onde o Papai Noel irá morar?

E não esqueçam: Usem máscaras nas festas de final de Ano!

Para saber mais:

Rinker, D.C.; Specian, N.K.; Zhao, S.; Gibbons, J.G.2019. Polar bear evolution is marked by rapid changes in gene copy number in response to dietary shift. Proceedings of the National Academy of Sciences 116 (27) 13446-13451. DOI: 10.1073/pnas.1901093116

https://www.ufjf.br/zoologiaitinerante/2020/12/23/os-animais-dos-polos-norte-e-sul/

https://www.aquariodesp.com.br/novo/images/educacao/polar.pdf

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2/

https://www.natgeo.pt/meio-ambiente/antes-e-depois-veja-o-impacto-dramatico-que-alteracoes-climaticas-tem-no-artico?fbclid=IwAR2gH5pvvSofivTBMyep5PJbUXGxWc2zlL9sgnCG6qfvKvpcr4SeH7syvSw

Fonte das imagens: https://pixabay.com/

Papai Noel não faz questão de se camuflar na neve...

...ao contrário dos ursos polares.

Ursos polares se adaptaram a viver no Ártico.

Ancestrais dos ursos polares eram semelhantes aos ursos pardos.

...mas ainda há controvérsias se elas realmente voam.

Renas domesticadas puxam o trenó do Papai Noel...

Sobre a autora:

Giovana Secretti Vendruscolo é professora da UNILA e coordenadora do FanBio.

Publicado em 24 de dezembro de 2021.