O Irritator
Clique na imagem para aumentar ou salvar.
Versão em texto abaixo.
Curta, comente, compartilhe:
Versão em texto:
O Irritator
Dando continuidade à série Seres Fantásticos e Onde Habitavam, o Clube da Evolução traz um animal misterioso, enigmático e de certa forma, irritante! Conheçam o Irritator challengeri, um grande dinossauro carnívoro da família Spinosauridae que viveu há aproximadamente 110 milhões de anos. Até hoje é considerado o crânio de Spinosauridae mais completo já encontrado.
Estudos deste crânio revelaram muitas das caracteristicas únicas e curiosas que sabemos sobre o Irritator. Eles tinham dentes e maxila favoráveis a se alimentar de peixes, lembrando muito os crocodilos e jacarés. Sua mordida era rápida, porém não tão forte, sendo perfeita para captura de presas de pequeno porte. Os dentes cônicos eram perfeitos para empalar presas e segurá-las, além de terem narinas localizadas bem acima na cabeça, facilitando a locomoção e respiração na água
O Irritator tinha cerca de 8 metros de comprimento, e pesava 1 tonelada. Apesar do tamanho, ele se alimentava de presas bem menores como peixes, pequenos animais terrestres e até mesmo pterossauros.
Infelizmente, alguns estrangeiros têm o irritante hábito de contrabandear fósseis brasileiros para o exterior, o que aconteceu com o Irritator, que foi comprado ilegalmente na Alemanha. Antes de ser vendido, seu crânio passou por diversas alterações para parecer mais "completo", fato que deixou os cientistas irritados, batizando-o então de Irritator.
O fóssil que nos permitiu conhecer o Irritator é proveniente da Bacia do Araripe, no nordeste do Brasil. O Irritator viveu no período Cretáceo, há 110 milhões de anos. Na época, a América do Sul se separava gradualmente da África, e o Irritator habitava lagoas e ambientes costeiros, onde tinha hábitos semiaquáticos.