Por que não somos verdes

Inspirado no filme Wicked

Clique na imagem para aumentar ou salvar.

Versão em texto abaixo.

Curta, comente, compartilhe:

Versão em texto:

Por que não somos verdes?

Inspirado no filme Wicked

Em Wicked, Elphaba é uma jovem do Reino de Oz, incompreendida por causa de sua pele verde e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila, mas ao iniciar seus estudos, encontra Glinda, uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. 

A cor é singularmente “estranha”, já que não existem mamíferos verdes. Entretanto, há muitos outros animais verdes, o que indica que mamíferos podem ter perdido a capacidade de produzirem a cor verde. Mamíferos não possuem pigmentos naturais que produzam a cor verde, e isso tem uma explicação evolutiva.

Mamíferos possuem dois principais tipos de pigmentos na pele e nos pelos: a eumelanina, que produz tons de preto e marrom, e a feomelanina, que produz tons amarelados ou avermelhados. Outros animais produzem o verde por meio de pigmentos como a biliverdina, ou adquirem o verde combinando um pigmento amarelo sobre uma cor estrutural azul.

A maioria dos mamíferos evoluiu se camuflando em ambientes onde o verde não é predominante, como savanas, desertos ou o chão de florestas, com tons marrons e cinzas. Além disso, possuem uma longa história evolutiva como animais noturnos, e seus predadores, em geral outros mamíferos, não são bons para enxergar cores. Assim, ser verde não traria vantagem.