Uma frase para Emma
Darwin e sua esposa
Clique na imagem para aumentar ou salvar.
Versão em texto abaixo.
Curta, comente, compartilhe:
Versão em texto:
Uma frase para Emma
Que o Darwin era casado imagino que você sabia...
Porém, você sabia que apesar de terem passado muitas décadas juntos, Darwin e sua esposa não possuíam as mesmas crenças sobre o mundo?
Em meio às dúvidas que pairavam em sua cabeça em relação à sua religiosidade e à teoria da evolução, Darwin decide se casar e pede em casamento sua prima. Emma Wedgwood, que aceita prontamente, apesar de sua surpresa.
A família considerou o casal perfeito, mas havia uma diferença: Emma era uma mulher doce e religiosa, uma cristã fervorosa, enquanto Darwin afundava cada dia mais em sua descrença em relação à religião.
O pai de Darwin o aconselhou a não contar suas descrenças à futura esposa, no entanto o jovem ignorou o conselho do pai.
Em uma das cartas de Emma a Darwin, ela lamentou o "vazio doloroso entre nós", mas agradeceu a sua sinceridade e escreveu: "não pense que isso não é da minha conta e que não significa muito para mim". Segundo Emma, tudo que dizia respeito a ele dizia a ela também e ela ficaria "muito triste se pensasse que eles não pertencem um ao outro para sempre".
Afinal eles se casaram, a descrença de Darwin só aumentou, mas ele guardou aquela carta por mais de 40 anos e em sua velhice escreveu no rodapé da carta uma frase para Emma:
"Quando eu estiver morto, saiba que muitas vezes beijei essa carta e chorei sobre ela. C.D."
Fonte: As dúvidas do Sr. Darwin, de David Quammen. Companhia das Letras, 2007.