Baba e Abbadubba
O neto de Darwin
Clique na imagem para aumentar ou salvar.
Versão em texto abaixo.
Curta, comente, compartilhe:
Versão em texto:
Babba e Abbadubba
A família de Darwin
A gente já viu um pouco sobre o casamento do Charles e o seu amor pela esposa, agora está na hora de conhecer um pouco sobre a família do Darwin. Nosso querido Charlinhos teve dez filhos com a sua amada Emma, dos quais três não sobreviveram até a vida adulta. A morte de suas crianças deixou Darwin devastado mais de uma vez, ele era um pai anormalmente zeloso para a época.
De todos os netos que Darwin viria a ter, ele conheceu apenas o primeiro neto, Bernard, filho do seu filho Francis e nascido em setembro de 1876. Infelizmente, quatro dias após o nascimento de Bernard, sua mãe morreu. Para auxiliar o filho, Darwin e Emma convidam Francis e Bernard para morar com eles. Vivendo juntos, Darwin e seu netinho Bernard eram muito próximos e tinham seus próprios apelidos, Darwin era o “Baba" e Bernard, por alguma razão era o “Abbadubba”.
O sofrido fim de Darwin o alcançou em 1882, ele morreu em casa de insuficiência cardíaca após um bom tempo sofrendo com dores no peito. Bernard não chegou a ver Darwin morto, ele estava em seu próprio quarto e só sabia que o “Baba” não estava bem. Próximo à época de sua morte, Darwin fez mais uma descoberta com a ajuda de sua família: as minhocas são surdas. O filho Frank tocou o fagote, sua esposa Emma o piano e o pequeno "Abbadubba" tocou o apito, todos auxiliaram no experimento que levou a uma das últimas publicações do querido Charles.
Fonte: As dúvidas do Sr. Darwin, de David Quammen. Companhia das Letras, 2007.