Criaturas pré-históricas em Ponyo
Fósseis como inspiração no cinema de animação de Hayao Miyazaki
Clique na imagem para aumentar ou salvar.
Versão em texto abaixo.
Curta, comente, compartilhe:
Versão em texto:
Criaturas Pré-Históricas em Ponyo
Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar
A natureza imaginativa de Ponyo combina o mitológico com o científico, trazendo para a tela alguns dos animais mais antigos do nosso planeta. No filme Ponyo, do aclamado diretor Hayao Miyazaki, não somos apenas apresentados a um mundo mágico cheio de criaturas fantásticas, mas também há uma referência a criaturas pré-históricas que existiram milhões de anos antes dos humanos caminharem na Terra.
Certa manhã, quando brinca na praia, o pequeno Sosuke encontra um peixe vermelho preso num frasco de doce. Sosuke liberta o peixinho do frasco, a quem dá o nome de Ponyo. O pai de Ponyo, um feiticeiro que vive no fundo do mar, força o pequeno peixe a regressar às profundezas. Ponyo foge para reencontrar Sosuke e espalha acidentalmente uma poção mágica no oceano que restaura espécies que viveram no período geológico conhecido como Devoniano.
Trilobitas
As trilobitas constituem uma classe extinta de artrópodes marinhos, tendo sido um dos grupos fósseis mais frequentes no período compreendido entre o Cambriano e o Devoniano, da era Paleozoica.
Bothriolepis
Gênero de peixes placodermos muito abundantes que viveram durante o Devoniano no mundo todo. Placodermos são peixes cobertos da cabeça ao tórax por armaduras articuladas de placas dérmicas.
Gogonasus
É um exemplo dos primeiros peixes que começaram a desenvolver características anatômicas que um dia permitiriam que os peixes saíssem da água para viver em terra.
Este peixe pré-histórico é um verdadeiro testemunho da evolução, exibindo características que lançam luz sobre a transição dos seres vivos do ambiente aquático para a terra firme. O grupo se acreditava extinto até ser redescoberto em 1938.
Ponyo (2018). Diretor: Hayao Miyazaki. Studio Ghibli.